Marketeer500

Antes de tentar Comunicar é necessário saber ouvir

sexta-feira, agosto 25, 2006

Antaeus by Chanel


É curioso como a internet cria as ligações mais inesperadas! Hoje ao navegar pelos blogs que costumo frequentar, detive-me a ler o artigo colocado no Macroscópio sobre um frasco de Tabac (água de colónia) que tem já um valor sentimental, pois acompanhou todo um percurso de vida. Foi exactamente o que eu senti em relação ao frasco da "melhor" fragância até hoje criada - o Chanel Antaeus -. Sou possuidor desse frasco desde 1991 e cada vez que o utilizo lembro-me do dia em que o comprei. Foi numa manhã de Outubro, numa pefumaria na Rua da Madalena, naquela época em que os frascos com vaporizador eram uma novidade que se pagava bem. Optei pela versão sem vaporizador, ainda bem que o fiz pois todos os perfumes que posteriormente comprei com vaporizador gastavam-se mais depressa, creio que será por uma porção da vaporização se perder na atmosfera. O vaporizador foi uma brilhante ideia que os fabricantes de perfume tiveram, pois podiam vender mais caro o produto e, ao mesmo tempo, o consumidor, inconcientemente, gastava mais depressa o conteúdo do frasco. Ainda continuo a ser fiel ao meu perfume Chanel, e cada vez que o destapo as recordações surgem na minha mente. É este poder que admiro na fragância, a capacidade de imediatamente me transportar para um acontecimento passado que está guardado numa gavetinha muito empoeirada, mas que imediatamente se abre e se faz luz.

quinta-feira, agosto 24, 2006

World Hold On... by - Bob Sinclair -

Ao Diogo...
A children of the sky

terça-feira, agosto 22, 2006

Restaurador OLEX


Uma das razões que leva um careca a possuir um pente é a nostalgia:
nostalgia de um dia ter sido cabeludo.

Esta reflexão fez-me lembrar algo que marcou profundamente o panorama publicitário em Portugal nos anos 70 e que ainda hoje a geração pré 25 de Abril não esqueceu: o Restaurador OLEX.

Esta maravilha da química tinha como slogan "Um branco de carapinha?... Um Preto de cabeleira loura?... Não é natural. O que é natural é cada um usar o cabelo com que nasceu".

Esta maravilha da química era solução para repor tudo como deve ser, o único senão era que só funcionava para o cabelo.

Quem me dera que fosse também cura para outros males e restaurasse, por exemplo, a economia. Talvez a pudessemos pôr como estava no início dos anos 90... A palavra défice ainda nem era conhecida pelos portugueses.

Mas talvez devesse dar para restaurar, também, certos políticos ou, até mesmo, certas figuras públicas. Estou a lembrar-me de uma certa pessoa do mundo televisivo, de quem eu era o maior fã. Agora ao fim de 15 minutos estou a dormir no sofá embalado pela enfadonhice que é o programa dele aos domingos à noite. Estou a falar obviamente de Herman José.

Que saudades tenho eu do "TAL CANAL" do "Humor de perdição". Proponho um pouco de restaurador OLEX na carreira de Herman e, já agora, que coma um KIT-KAT para a malta se poder deitar um pouco mais tarde aos Domingos.
Será que ele aplicou restaurador OLEX no cabelo?

Um dia destes hei-de falar da pasta medicinal Couto. Até lá reveja o video...


segunda-feira, agosto 21, 2006

Como nadar com os tubarões sem ser comido vi..


- O tema que se segue está incompleto, pelo que regressaremos a ele quando recuperar o livro que já nem sei se é meu ou do Rui Paula de Matos, autor do Macroscópio. O que é facto é que quero (re)ler o Harvey Mackay (também conhecido como Mr. Make Things Happen) - Como Nadar com os Tubarões sem ser comido vivo - e não o encontro. Eu não o tenho em minha casa, ele diz o mesmo... Eu digo que o book é meu; ele diz que é dele - e que se o encontrar também não o empresta. Alguém mente, portanto!!!

  • - Mas a razão pela qual terei de o recuperar prende-se com o facto de ter de tomar certas decisões, que não podem ser só tomadas com o coração, sob pena de terminarmos a nossa carreira com um ataque de cardiâco. Eis o meu objectivo de momento: e um objectivo, como bem sabemos, é um sonho com um prazo determinado.
  • - Mas o ponto é outro no meio socio-profissional onde me situo: um meio que me faz supôr que a melhor maneira de convencer alguém..., é dar-lhe a oportunidade, deixar que seja a pessoa a tomar as decisões. Pedir à outra que o faça, ou melhor, faria se estivesse no meu lugar. No fundo, é dizer-lhe: sente-se na cadeira do chefe e tome a decisões por ele.
  • - Pensamos que esta técnica funciona melhor do que um raspanente, regra geral dado por um quadro superior que também não sabe o que diz, e se não sabe o que diz também não sabe o que pensa, o que é mais grave - dado o seu nível (superior) de responsabilidade... Regressaremos mais detalhadamente ao assunto logo que eu recuperar o book, ou o Rui Matos se digne a emprestar-me o exemplar que ele diz não ter.
  • Lanço-lhe daqui um desafio: tentemos descobrir o book debaixo d'alguma pedra situada entre o Estoril, Benfica, Carnaxide ou Abrantes... Se não sortir efeito, o 1º a fazer anos tem o direito de receber do outro esse livro como prenda através da Fnac, d'accord????
  • - Mas talvez o mais importante não seja o valor do livro - ou dos bens em geral - mas o quanto uma pessoa acha que ele vale... A importância do autor e do tema impõe-me que regresse au assunto oportunamente.Mas primeiro terei de o descobrir...

A técnica do Mergulhão




O mergulhão é uma ave marinha que tem como principal caracteristica o seu voo picado sobre o seu alvo ( um peixinho a pouca distância da superficie da àgua, quase sempre é bem sucedida nesta sua iniciativa, saindo vitoriosamente com o seu sustento na boca.

Quero eu dizer com esta alegoria que: Tal como o Mergulhão define o seu alvo (objectivo) e parte para ele decidido, também nós devemos ter os nossos objectivos bem defenidos e quando partimos para eles, devemos fazê-lo de uma forma decidida.

Observo que actualmente as pessoas têm dificuldade em defenir objectivos, a maioria não os tem e alguns têm demasiados o que provoca a perda da concentração.

Devemos seguir o exemplo do mergulhão e defenir um objectivo de cada vez e partir apenas com um em mente.

Estou neste momento a ensinar esta técnica ao meu filho que tem dois anos, nesta sequência de fotos ele apresenta já uma performance de registo.

domingo, agosto 20, 2006

Apresentação do Marketing-500 à blogosfera




Iremos aqui, com a calma dos dias que passam, teorizar, reflectir, meditar e interpelar as ideias e os conceitos que fazem progredir os princípios do Marketing. Recordamos aqui uma das máximas de Peter Drucker (que foi mais um especialista/pioneiro em gestão, embora olhasse para o marketing como uma ferramenta de valia integrada) - quando afirmava o seguinte:
  • Há apenas uma definição válida do propósito de um negócio - criar um cliente.

Em todo o caso, as nossas preocupações intelectuais, profissionais - e até lúdicas - irão também centrar-se na avaliação das expectativas dos agentes sociais e económicos - que fazem "mexer" a economia.

Pois como alguém disse um dia:

  • O anúncio perfeito é aquele que faz da audiência cúmplice. Acho que isso está certo. Descobre-se um estímulo que provoque uma reacção. Os botões estão sempre a postos. O truque consiste em fazer com que sejam as próprias pessoas a premi-los.

Espero possamos fazer todos uma boa viagem...

Image Hosted by ImageShack.usBurt Manning, J. Walter Thompson