Marketeer500

Antes de tentar Comunicar é necessário saber ouvir

terça-feira, outubro 17, 2006

Paixão pela educação



Há cerca de seis meses ouvi falar num certo estudo feito por uma empresa de consultoria, que apontava para o fim dos benefícios fiscais, a justificação utilizada era tão disparatada que já não me lembro.

Não perdi muito tempo a pensar no assunto, pois não achei que este governo fosse capaz de tirar às famílias um benefício que é proveniente de um esforço que fazem para aumentar o nível de educação dos seus membros e, ao mesmo tempo, contribuir para que o desenvolvimento do nosso país, a médio prazo, se faça de uma forma mais sustentada.

Devia ter dado alguma preocupação a este "inocente" estudo! O que me aconteceu a mim, provavelmente aconteceu a muitos Portugueses que apesar de lerem ou ouvirem falar dele, simplesmente não ligaram importância. Apercebo-me agora, que foi apresentado o orçamento de 2007, que aquele estudo foi uma primeira auscultação da opinião pública por parte do governo para algo que já andava a ser preparado, que é o fim dos benefícios fiscais.

Consigo perceber agora que sempre que é necessário tomar uma medida impopular, essa medida é de alguma forma veiculada por um orgão de comunicação social de uma forma camuflada, ou até mesmo subliminar, de maneira a que as massas reajam e depois o governo possa fazer o ajuste necessário.

Neste caso os Portugueses nada disseram, pouco se falou nos dias seguintes. Na maioria dos casos porque a sucessão de telenovelas a seguir ao telejornal é demasiado importante para se perder tempo com as notícias que as antecedem. E assim, para 2007, o beneficio fiscal com despesas de educação do agregado familiar, já era!... Fica assim o défice controlado nos 3.7% e não é posto em causa a OTA e o TGV.

Sr. Primeiro-Ministro, acabou de trair a pouca confiança que (me) restava no seu governo, sinto-me responsável por o ter eleito, pois coloquei o meu voto no seu partido nas últimas legislativas. A pouca credibilidade que os políticos me merecem foi abalada de vez, pois a lógica economicista em relação a um sector tão importante como é a educação nunca devia ser aplicada como se de uma empresa se tratasse. A educação não é uma despesa de um Estado, a educação é um investimento.

Provavelmente, este governo ficará na história por ser o maior carrasco da educação neste curto periodo de legislatura, com pequenos passos desmotivam os professores, desmotivam os alunos e até mesmo as famílias desses alunos.

De que serve termos um TGV e um aeroporto novos? Se depois há pessoas que não tiveram acesso à educação ou não puderam dar a educação necessária aos seus filhos para eles serem competitivos no mundo do trabalho, que é cada vez mais exigente, a trabalhar como indiferenciados e a ganhar uma miséria que o unico transporte que podem pagar é o cacilheiro para regressar a casa. É um país de mão de obra barata que queremos construir? Se esse é o objectivo digam a verdade: A OTA e o TGV não são para os Portugueses, mas sim para turistas estrangeiros, só eles vão ter dinheiro para viajar. Já que são eles os futuros usufrutuários destes dois mega empreendimentos, talvez não seja má ideia aproveitamos a presidência da UE para pedir mais uns dinheiros em forma de adiantamento.

Onde é que pára a paixão pela educação do PS?
Volta PSD! Estás perdoado...

5 Comments:

  • At 20:15, Blogger Mixikó said…

    Olá Vitor,

    Isto está um caos...
    O povo é cego, surdo e mudo...ao que parece...

    Outros valores mais altos se levantam, como o Vitor refere... "Na maioria dos casos porque a sucessão de telenovelas a seguir ao telejornal é demasiado importante para se perder tempo com as notícias que as antecedem"...como é que nos deixamos enganar assim?

    Se nós, pessoas com certos conhecimentos na matéria,nos deixamos enganar, imagino "aqueles" que estão alheios a tudo...O Governo vai conseguindo aguentar-se...assim, pouco a pouco...precisamente porque a maioria não entende essas mudanças...pensam até que é algo de positivo...

    "A OTA e o TGV não são para os Portugueses, mas sim para turistas estrangeiros, só eles vão ter dinheiro para viajar"...

    Bem, não é que não concorde com o TGV, mas acho que devia haver outras prioridades para já...e tmb não quero falar muito, porque é um familiar meu que está à frente disso...e bem, ele dá-me inúmmeras razões para que o TGV singre...mas nunca em detrimento de outras questões...o projecto já existia...

    E tmb não posso falar muito, dado que não sou muito entendida na matéria, mas consigo perceber que estamos no mau caminho...

    Ainda ontem falávamos sobre o Orçamento para 2007, numa aula que tive de Segurança Social e Planos de Pensões...

    Uma seca, diga-se de passagem, mas consigo até gostar, por tratar precisamente de temas que nos dizem directamente respeito...que nos tocam nas carteira, se assim poderei dizer...

    Não sei onde vamos parar...se continuarmos todos cegos, surdos e mudos...

    como é que uma familia suporta tanta despesa, com ordenados que não chegam para nada? Como é que uma familia ganha mais do que recebe?Como é que vai tapar esse buraco?Vai aumentar a receita ou vai reduzir os gastos?

    Para aumentar a receita, implica arranjar uma fonte e se não tiver onde ir buscar, nenhum bem...fica dependente de terceiros para conseguir tapar o buraco...o melhor...mesmo, é reduzir o consumo...mas como reduzem o que já está reduzido?

    Mas, o pior é que vejo cada vez mais pessoas a exibirem o que não podem ter...e esquecem-se de que se o buraco se abrir, a queda poderá ser desastrosa...

    Enfim...O Estado...Para que existe mesmo? Para uma protecção dos mais fracos?
    Diz que sim...Não vejo nada...vejo é os ricos cada vez mais ricos (mais fortes) e os pobres, cada vez mais fracos e mais pobres... caramba...

    Fui escrevendo isto em intervalos...mas agora vou embora...peço desculpa pela salganhada...mas ideia, essa está cá...espero...

     
  • At 22:11, Blogger Macro said…

    Olá caro Vitor e Mixikó,
    pouco irei acrescentar, foi um belo texto, depois de o ler lembrei-me daquela boutade do Bocage...

    Com a manta...Se tapamos a cabeça destapamos os pés; se tapamos os pés destapamos a cabeça, a economia e a sociedade portuguesas andam assim, creio: despidas.

    Um abraço
    Pensei que este blog já tinha fechado antes do Natal

    Abraço
    RPM

     
  • At 14:16, Blogger Vitor Crespo said…

    Caro RPM: Este blog está firme e seguramente de pé depois do Natal, apenas não é alimentado com a frequência de outros, mas já está habituado. Tal como os Portugueses a hora é de apertar o cinto, o Blog não pode comer mais que nós.

    Olá Mixikó: Não fique com a ideia que eu sou contra o TGV ou a OTA ou contra os grandes investimentos feitos pelo governo, estou certo que vão dar um contributo grande para a economia, pois permitem uma melhor circulação de pessoas e bens. Portugal não está no centro da Europa, quanto mais depressa chegarem as pessoas e mercadorias cá mais produtividade terão as empresas. Só que isso beneficia apenas um pequeno grupo de pessoas em Portugal; os empresários, ajudando a aumentar a distancia entre a classe alta e a média. A educação beneficia todos de uma forma mais uniforme, Portugal tem que combater o abandono escolar prematuro e chegar a niveis de frequência universitária dos paises do norte da Europa, só assim vamos ter um poder de compra a níveis europeus que permita a qualquer cidadão viajar de avião ou TGV. Até lá seremos um país de mão-de-obra intensiva a sofrer com a forte concorrência dos países asiáticos e do leste que ainda têm uma mão-de-obra mais barata, e assim atraem as multinacionais a deslocarem a produção para lá.

     
  • At 18:18, Blogger Mixikó said…

    Olá Vitor,

    eu não fiquei com ideia nenhuma...
    i.e., não fiquei com ideia errada nenhuma...de que é contra isto ou contra aquilo...captei a essência da sua questão...

    Não se preocupe, além do que este espaço é do Vítor...quem quer lê, quem não gosta não vem mais simplesmente, ou não comenta...é livre de pensar o que quer que seja...quem gosta gosta, quem não gosta, não faz falta (acho que me estou a repetir)...

    P.S. melhor um blog assim,
    "apenas não é alimentado com a frequência de outros", do que muitos que vemos que nos fizeram perder tempo...

    O RPM gosta de "picar"...picar/provocar...
    mas, mesmo assim é uma pessoa mto sensível...talvez isso o torne mais carismático ainda...

     
  • At 01:06, Blogger Macro said…

    Gostei muito do que li, este blog está a ficar uma ideia sólida, e eu a pensar que estava a fazer balanço para ir a hasta pública.. Enganei-me.. Ainda bem!

    Deixamos tb um beijinho à amável Mixikó... Até para lhe lhe dizer que n tenho carisma nenhum, carisma tinha o Maatma Gandhi, o kennedy, e outros líderes ... O Bill Clinton também tinha, mas a pig da Mónica estragou-lhe o carisma...

    O III milénio tem hoje pouco carisma...

    Best
    RPM

     

Enviar um comentário

<< Home