Marketeer500

Antes de tentar Comunicar é necessário saber ouvir

sexta-feira, outubro 27, 2006

Marketing na política


Aprendi há dias que os Ingleses fazem uma distinção muito segura de duas palavras que para nós, Portugueses, têm o mesmo significado: Client e custumer. Ainda bem que o fazem pois é bem mais importante do que à primeira vista parece.

Para nós Cliente e fregês são sinónimos, mas para os Ingleses só é Cliente, alguém que tenha uma relação comercial duradoura, o que presupõe uma relativa fidelidade com um fornecedor. Custumer é alguém que faz uma compra e provavelmente não volta mais a comprar naquela loja.

A fidelização de clientes em marketing é de grande importância, pois é preponderante para a sobrevivência da empresa a médio ou a longo prazo, é este um dos trabalhos que os marketeers dispendem mais energia a descobrir como fazê- lo.

Esta introdução serve para transportar o meu raciocínio para a área da política. Será que o Sócrates não faz contas à vida e se apercebe que nos está a tratar todos como Custumer? Depois de (muitos de nós termos deixado) o voto na urna, aguentem!

Será que ele não precisa de "clientes" para as próximas legislativas? Acho que ele está mal assessorado do ponto de vista do marketing, pois espero que os eleitores no intervalo da novela reflictam sobre o que ouviram no telejornal e penalizem oPS por tudo de mal que têm feito, na educação, no servilismo perante pressões de grandes grupos econónicos e outras matérias que poderão dar tema a outros posts.

Cada dia que passa estou mais desiludido com algumas das prioridades deste governo, a última que me apetece comentar é o perdão a uma instituição bancária por um "esquecimento", o que para mim, aquilo é fuga ao fisco para ricos e poderosos.

Eu não posso fugir ao fisco pois vão buscar o que querem e lhes apetece à fonte, e uma instituição bancária, coitados!... até são bons rapazes! vamos lá deixar passar desta vez... mas cuidado! para a próxima levam tau-tau! Mas o que é isto? a crise tem que doer a todos.

Este ano aconteceu-me o insólito com o IMI, o Estado cobrou-me 2 vezes este imposto e agora estou desde Maio para que me seja reposto, reclamação para aqui e alí, encontro-me no meio do labirinto burocrático. Quem me paga a perda de tempo e de nervos já feitas???
Contudo, verifico hoje que não ando para aqui a falar sózinho, na medida em que numa recente sondagem o PM desceu 14 pontos face às intenções de voto... Será isto o começo do fim!?

A popularidade do primeiro-ministro, José Sócrates, caiu 16 pontos em Outubro, enquanto o PS perdeu quatro pontos percentuais, segundo o Barómetro Marktest para DN e TSF, hoje divulgado. O primeiro-ministro, que tinha uma taxa de popularidade de 18 pontos positivos, caiu para apenas dois pontos. Os socialistas baixaram de 46 para 42%, uma quebra que não foi aproveitada pelo PSD, que se mantém nos 30%. (...)

2 Comments:

  • At 16:15, Blogger Mixikó said…

    Brilhante Vitor...

    Eu, fico sem vontade de comentar...são umas atrás de outras...

    O "PM desceu 14 pontos face às intenções de voto", mas basta fazer uma investida daquelas, para inglês ver, que volta a cair nas graças...

    Já estou como diz o "Jumento": -"os contribuintes portugueses parecem ovelhas mansas numa sala de ordenha"...

    Hasta

     
  • At 18:59, Blogger Vitor Crespo said…

    Vou sugerir ao Jumento que crie uma patente para esta frase.Senão um dia destes ainda vamos ouvir um jornalista duma qualquer TV a reclamar a sua autoria.

     

Enviar um comentário

<< Home