Marketeer500

Antes de tentar Comunicar é necessário saber ouvir

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Marketing e o consumismo: como chegámos aqui?



Aqui temos de recorrer à teoria sociológica que explica esta dinâmica catastrófica - para o indivíduo e para o tecido conjuntivo da sociedade - e referir que tal mudança é estimulada por uma troika de forças: a tecnologia, as instituições e os valores. Descodificando: as ferramentas, as regras e os valores. E é aqui que nos encontramos, escravos de todas estas forças, para o melhor e para o pior. Infelizmente tem sido para o pior, a ajuizar pela ausência de taxas de poupanças que poderiam ser aforradas nos bancos que depois poderiam emprestar esse capital de forma mais reprodutiva na sociedade. Em seu lugar, os bancos ainda enriquecem a emprestar dinheiro aos particulares, como os velhos prestamistas judeus faziam aos reis, dado o consumo desenfreado das pessoas (singulares). Ora, este desequilíbrio é péssimo para a economia, sobretudo se se pensar que 70/80% dos bens comprados são produzidos no exterior e não contribuem directamente para criar riqueza ou postos de trabalho sustentáveis.
  • Citado do Macro