Marketeer500

Antes de tentar Comunicar é necessário saber ouvir

terça-feira, novembro 14, 2006

A linguagem que todos entendem

Estava eu há dias a sair para o parque de estacionamento do C.C. Colombo quando fui abordado por uma senhora, que, com uma mão empurrava uma cadeirinha com uma criança a dormir; a outra trazia-a estendida para mim enquanto dizia algo que eu não percebia mas, deduzo que fosse para pedir algumas moedas. Como tinha ainda o parque de estacionamento para pagar disse-lhe que lamentava mas não a podia ajudar. Não sei se ela percebeu... No entanto, não pude deixar de reparar na criança que dormia sossegadamente, apesar do incómodo de estar numa cadeirinha que já era um pouco apertada para a idade da criança.
Nesse mesmo dia à noite, estava a tomar um café numa esplanada e a cena repete-se. A mesma senhora de mão estendida com a criança ainda a dormir na desconfortável cadeira. Achei inacreditável, pois nenhuma criança dorme daquela maneira sem ajuda de uma substância química ou alcool.
Apesar de escandalizado, senti-me na obrigação de lhe perguntar como é que a criança dormia tanto. Não consegui obter resposta, pois a senhora não queria ou não sabia falar língua nenhuma senão a dela.
Falei-lhe então na linguagem dela; e mostrei-lhe uma moeda de 20 cêntimos, perguntei se aceitava aquela moeda pois era o contributo que eu podia dar. Então, para minha surpresa, ela já falou para me dizer: "É pouco senhor...". "Pelo menos 5 Euros..."
O olhar dela revelava uma miséria tão grande que acabei por lhe dar 1 Euro.
Fiquei a pensar na pobreza em toda a linha da cena que tinha assistido... Como sou pai de uma criança com idade semelhante, imagino o sofrimento daquela e de outras crianças na mesma situação, e que futuro terão nas mãos daquela gente.
São um tipo de emigrante que Portugal dispensa em absoluto, é importante que o SEF esteja atento a estas situações e actue sem piedade sobre os adultos que controlam estas redes, retirando-lhes as crianças daquele sofrimento.

1 Comments:

  • At 09:58, Blogger Mixikó said…

    Olá Vitor,
    como é que este post me passou ao lado??Estou mesmo out...

    O SEF...O SEF...já fiz uns trabalhos burocráticos lá...e digo-lhe Vitor, não queria estar no lugar deles...ou se estivesse, morria antes dos 40, com alguma "ursa" nervosa...perante esse quadro que se apresenta diarimente aos nossos olhos...

    Aqui nas Amoreiras há uma ou outra assim, mas com a crinaça deitada no chão...eu nem olho, prefiro não olhar...é cruel demais, como usam e abusam desses miúdos...

    Eu nunca dou dinheiro Vitor...estou certa, errada? Não sei...mas, como nunca vou saber se o dinheiro é para comprar fraldas ou para dar de comer aos miúdos...

    Também já me aconteceu algo assim...foi a primeira e última vez... dei €1 e em vez de um agradecimento ouvi palavrões...enfin...

     

Enviar um comentário

<< Home